Nampula baixou a média de pessoas recenseadas por semana. A província que é o maior círculo eleitoral do país registou até ao dia 12 de Maio, 44,18% da sua meta prevista, muito abaixo da média nacional que é de 50,35% de pessoas recenseadas no mesmo período. A queda dos níveis de registo eleitoral em Nampula pode ser consequência directa de problemas técnicos que levam a paralisação do recenseamento nos postos.
No Distrito de Nacala Porto, dos 36 postos de recenseamento existentes, apenas 8 estão operacionais. Os postos de recenseamento da EPC de Triângulo e da Miramar estão paralisados há aproximadamente uma semana, devido a avaria das máquinas. Segundo o adjunto chefe Distrital do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), não há técnicos informáticos em todo o distrito para a reparação das avarias das máquinas.
No distrito de Mecuburi, três (3) postos estão inoperacionais, nomeadamente da EPC de Malite, EP1 Meluli e EPC Ratane Namina. O posto da EPC de Malite, desde o arranque do processo recensearam 752 eleitores. Destes, apenas 102 é que levantaram os respectivos cartões. 650 não receberam cartões porque a impressora está avariada desde o dia 27 de Abril. Os dois postos de recenseamento da EP1 Meluli e EPC Ratane Namina estão sem operar desde o dia 30 Abril porque o mobile ID e a impressora estão com problemas.
No distrito de Moma, o posto de recenseamento da EPC de Nanôa está inoperacional há dois dias devido a avaria da impressora e falta de boletins. A impressora foi enviada ao STAE distrital para a reparação.
No distrito de Nampula, o posto de recenseamento da EPC de Mutauanha está há uma semana sem funcionar e o posto de recenseamento da EPC de Cossore está há mais de duas semanas inoperacional. Os brigadistas dizem não conhecer o problema da máquina e já informaram o STAE.