Pelo menos 5 cadernos eleitorais do recenseamento havido em 2018 para as eleições autárquicas desapareceram do posto da EPC Contap, em Gurué. Como resultado perto de 4 mil eleitores poderão ficar sem votar nas eleições de 15 de Outubro, se não forem novamente inscritos nestes últimos dias, disse Fernanda Lobato, porta-voz da Sala da Paz, numa conferência de imprensa, em Maputo.
Para além do desaparecimento de cadernos eleitorais, Lobato disse haver ainda postos encerrados quando faltavam menos de 7 dias para o fim do recenseamento. Muitos destes não abriram desde o início do processo alegadamente por problemas técnicos, insuficiência de material e falta de fontes alternativas de corrente eléctrica.
“Estes casos estão a ser registados com maior incidência nas províncias de Sofala (Nhamatada e Búzi), Nampula (Mogovolas), na Zambézia (Quelimane, Gurué e Ile)”, avançou Lobato.
A porta-voz da Sala da Paz disse que esta plataforma considera que o processo de recenseamento eleitoral ainda não é satisfatório e encoraja os órgãos de Gestão Eleitoral a tomar medidas para que nenhum potencial eleitor seja impedido de recensear por razões que tem a ver com questões organizacionais e/ou de logística.
O informe emitido no dia 23 de Maio pela Sala das Paz está disponível aqui.