O Distrito de Gurué alcançou a meta de 8 637 eleitores prevista para o presente recenseamento, disse ao Boletim Dércio Alfazema, da Plataforma Sala da Paz.
“A meta foi atingida em meio de dezenas de postos que não abriram até ao dia 9 de Maio. Aliás, os postos que funcionam na EPC Nintulo e EPC Mugaveia nunca abriram”, disse Alfazema.
A EPC Magar Projecto, localizada na sede do distrito de Gurué, ficou com as actividades paralisadas durante 8 dias e a EPC Lussa localizada em Mepuagiua, o recenseamento só iniciou no dia 21 de Abril devido a avaria de máquinas, segundo dados avançados por Alfazema.
Até ao dia 03 de Maio só tinham sido registados 18 eleitores no posto administrativo de Mepuagiua, segundo reportam os nossos correspondentes. O supervisor do posto David Murupa, informou ao nosso Boletim que os brigadistas foram obrigados a paralisar por várias vezes o registo de eleitores naquele posto devido a avaria de máquinas e falta de material.
“Tivemos dificuldades no início, números de pessoas registadas era baixo mas, o distrito já passou os 100%” disse Manuel António, Director Distrital do STAE em Gurué.
O Distrito de Gorongosa é outro que faltando 15 dias para o fim do recenseamento, já registou 5 194 eleitores, número que supera a meta prevista pelo STAE em 79.1%. O órgão previa recensear 2.900 eleitores naquele distrito, disse João Rapouso, director do STAE local.
O Boletim reportou casos de dezenas de postos encerrados na primeira e segunda semana em Gorongosa devido a avarias no mobile ID, falta de painéis solares e intransitabilidade das estradas. O director do STAE local reconheceu que o distrito enfrentou algumas dificuldades nas primeiras duas semanas do recenseamento, mas que foram ultrapassadas ao longo do processo.
“Tivemos dificuldades com as vias de acesso e com os painéis solares, o STAE redobrou os esforços em colocar os painéis”, disse.
Recolha de cartões de eleitor de funcionários públicos
O chefe dos recursos humanos do Serviço Distrital de Actividades Económicas de Panda está a recolher cartões de eleitor dos funcionários públicos daquele local, segundo reportam os nossos correspondentes. Questionado, o visado diz estar a agir sob orientação da Sede Distrital do partido Frelimo.