No último dia recenseamento, eleitores acotovelam-se nas filas para fazer a inscrição. Nos distritos sem autarquias de Tete, Zambézia, Manica, Nampula e Cabo Delgado, nossos correspondentes reportam filas de mais de 100 pessoas. A situação é oposta na região sul, Sofala e Niassa. Não havia filas nos postos. O máximo que se podia ver em Inhambane, Gaza e Maputo é de 10 pessoas.
No distrito de Inhassunge, Zambézia, nossos correspondentes reportaram filas de mais de 200 eleitores na manhã de hoje, nos postos da EPC Eduardo Mondlane, EPC de Marrandanha e EPC de Mussama. Nestes postos, os brigadistas reservaram a manhã de quinta-feira para inscrever os eleitores que não conseguiram recensear-se no dia anterior (29 de Maio) devido às enchentes que se registaram naqueles postos.
No distrito de Morrumbala, no posto da EPC de Cumbapo, havia filas de cerca de 100 pessoas que aguardavam pelo recenseamento até às 11 horas.
No distrito de Molumbomais de 100 eleitores aguardava pela inscrição nos postos de Mamanja e Macolocoto.
Na província de Manica, o distrito de Mussorize tinha as filas mais longas de cidadãos à espera de recensear-se na manhã de hoje, reportaram nossos correspondentes a partir dos postos de Mupengo, Muzite, Goi-Goi sede, Mave, Gunhe, Dacata, Mabudo.
Na cidade de Tete, mais de 100 cidadãos aguardavam pelo recenseamento no posto da EPC 3 de Janeiro. Enchentes também foram reportadas no distrito de Macanga, o posto nº 207, que contava com cerca de 100 eleitores na fila até às 10 horas.
No distrito de Vanduzi, perto de 50 eleitores esperavam recensear-se na EPC de Vanduzi ate às 9 horas.
No distrito de Cahora Bassa, Tete, na EPC de Canchenga, centenas de eleitores afluíram ao posto a partir das 3 horas da madrugada. Na Cidade de Tete, o posto da EPC de Ngungunhana registou ontem 91 eleitores, hoje mais de 50 aguardavam para registar-se às 9h00.
Na manhã de hoje, um número considerável de eleitores afluiu aos postos na área periférica da cidade da Beira. Em postos como a EPC Tchonja 70 eleitores aguardavam nas filas.
+50 eleitores no posto da Escola Secundária de Nhangau,
+90 eleitores no posto da EPC de Njalane,
Nesta cidade o STAE já inscreveu 56,7% da meta de 69 980 eleitores prevista pelo STAE.