O início da campanha eleitoral foi manchado pelas duas mortes em acidentes de viação ocorridos em Pemba e Dondo (ver o texto abaixo). Mas no resto do País não houve casos de violência, intimidação ou vandalização de material de forma generalizada.
Província de Inhambane
No distrito de Govuro, apenas a Frelimo e MDM fizeram campanha no primeiro dia. No distrito de Jangamo apenas a Frelimo se fez às ruas. Em Vilankulo os três partidos concorrentes, nomeadamente Frelimo, Renamo e MDM, saíram para a caça ao voto.
Província de Gaza
No distrito de Limpopo o partido Frelimo iniciou com a colagem dos panfletos por volta das 22 horas, muito antes das 0:00h violando a lei eleitoral que determina que a campanha deve ter início a partir das 00:00h.
No distrito de Bilene a Renamo, Frelimo e MDM saíram à rua no primeiro dia da campanha.
Província de Sofala
Filipe Nyusi lançou a campanha na cidade da Beira, que tem sido hostil para a Frelimo nos últimos anos em termos de resultado. Entretanto, Ossufo Momade encontra-se ausente.
Na cidade da Beira, a Renamo esteve invisível no primeiro dia da campanha eleitoral alegadamente devido a chegada tardia do material de campanha.
No distrito de Chibabava, localidade de Muxúngue, o início da campanha eleitoral foi largamente marcado pela ausência dos partidos da oposição. Somente o partido Frelimo havia lançado oficialmente a sua campanha.
No distrito do Búzi, os partidos MDM e Frelimo lançaram oficialmente a sua campanha às zero horas. Entretanto, a Renamo esteve invisível no primeiro dia da campanha eleitoral, reportam os nossos correspondentes. O partido esteve igualmente ausente no distrito de Gorongosa, onde os partidos Frelimo e MDM já começaram com a colagem de panfletos.
OBoletim apurou que, a nível da província de Sofala, o partido Renamo está ainda a organizar-se. Faltando apenas um dia antes para o arranque oficial uma comitiva do partido fez chegar o equipamento de propaganda eleitoral à sede do partido na cidade da Beira, reportam os nossos correspondentes.
Província da Zambézia
No distrito de Derre, somente a Frelimo se fez à rua para conquistar o eleitorado. O partido lançou a sua campanha as 21h do dia 30 de Agosto.
No distrito de Alto Molócué, o partido MDM não esteve visível no primeiro dia da caça ao voto devido à falta de material. Entretanto, a partidos Frelimo e a Renamo, lançaram a sua campanha. Em distritos como Milange e Mulevala a Renamo esteve praticamente invisível. No distrito de Gurué, somente a Frelimo e a Renamo lançaram sua campanha no primeiro dia. Deviz Simango reservou o dia 1 de Setembro para o lançamento da sua camapanha no distrito de Gurué, a 756km da Beira, bastião do MDM.
Província de Tete
Na província de Tete, a Frelimo, o MDM e a Renamo iniciaram campanha eleitoral às zero horas com a colagem de cartazes. Entretanto, em distritos como Zumbo e Cahora–Bassa apenas o partido Frelimo se fez à rua para a caça ao voto. No distrito de Mutarara três partidos nomeadamente Renamo, Frelimo e MDM iniciaram a sua campanha com a colagem de panfletos, distribuição de camisetes, bonés, entre outros.
Duas mortes por acidentes de viação no primeiro dia da campanha
Um simpatizante da Frelimo morreu vítima de atropelamento no primeiro dia da campanha, na cidade de Pemba. O acidente ocorreu na Av. 25 de Setembro, tendo a vítima dado entrada por volta de duas horas de madrugada no hospital provincial de Pemba onde veio a perder a vida.
O Director do Banco de Socorros do Hospital Provincial de Pemba (HPP), Armindo Chicava, confirmou ao CIP a entrada de sete pacientes, por volta das 2 horas da manhã, dos quais três receberam alta, outros três em estado grave sob cuidados médicos e um tendo perdido a vida.
As vítimas do acidente estavam a colar material de propaganda nas bermas da estrada quando foram colhidos por uma viatura particular circulando em alta velocidade, reportaram nossos correspondentes sem mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente.
A segunda morte ocorreu na vila de Dondo, Sofala. Trata-se de uma jovem do sexo feminino que residia no bairro de Concito. Segundo testemunhas, a vítima estava a correr atrás de uma viatura do partido Frelimo com o objectivo de beneficiar de materiais de propaganda eleitoral como camisetes e cartazes. Segundo testemunhas, a morte foi causada por uma queda repentina no momento em que a vítima disputava a posse de uma camisete pertencente a Frelimo.
Frelimo e MDM violam lei eleitoral em Milange
A Frelimo e o MDM colaram panfletos que ostentam os símbolos dos seus partidos junto de lugares proibidos por lei como é o caso de estabelecimentos de ensino, edifícios do Estado e dos órgãos municipais (Públicos).
O partido Frelimo colou numa das placas que proíbe o depósito de lixo em locais inapropriados, que indica a existência da EP ¹/² de Milange sede e no murro da ESG Maquival dentro da autarquia e o MDM fixou o seu material propagandístico junto do edifício municipal na unidade Josina Machel.
O artigo 25 da lei nº 3/2019 de 31 de Maio proíbe a fixação de material propagandístico em locais públicos.