O director da campanha do MDM no distrito de Muembe, Niassa, Andson da Silva José, denunciou que ele e outro membro do seu partido estão a ser vítimas de ameaças e aliciamento pela Frelimo durante a campanha eleitoral. “Ainda na manhã de ontem recebi sucessivos telefonemas de ameaça”, disse José, aos 05 de Setembro.
Segundo apurou o Boletim, José é antigo militante da Frelimo que recentemente se filiou ao MDM. José informou ao Boletim que a sua saída daquele partido está na origem das ameaças.
José explicou que suposto membro da Frelimo terá se introduzido em sua casa enquanto decorria uma reunião do MDM, para perturbar o ambiente. O intruso foi escorraçado pelos simpatizantes do MDM que se encontravam no local.
O director disse ainda ao Boletim que, em Julho, o primeiro secretário da Frelimo no comité do distrito foi ao encontro de um membro do MDM no povoado de Lutueze para lhe oferecer 20 mil meticais para que não fizesse campanha a favor seu partido, tendo a oferta sido rejeitada.
“Em Agosto, o membro do MDM foi procurado novamente por um membro da Frelimo que lhe oferecera 20 000 meticais, informou Andson da Silva José, acrescentando que o aliciante informou ao membro que, caso não aceitasse a proposta, poderia haver dores.
Segundo Andson da Silva José, o caso já se encontra na Procuradoria e amanhã o comandante da PRM em Muembe terá uma reunião com o MDM e Frelimo. Entretanto, ouvido pelo Boletim, o comandante da PRM em Muembe, disse não estar envolvido neste assunto por tratar-se de um assunto pessoal do membro do MDM.