Começou com a colagem de panfletos e cartazes um pouco por todos os distritos da Zambézia e evoluiu para desfiles, caravanas e comícios dirigidos pelos cabeças-de-lista dos partidos e candidatos à presidente da República. Neste momento, a província está a ser palco de uma disputa renhida durante a campanha eleitoral, pelo menos para os três partidos com assentos na Assembleia da República que têm liderado o evento.
Candidatos & Comícios
Os candidatos presidenciais dos partidos Frelimo, Renamo e MDM já visitaram a província da Zambézia para a caça ao voto. Dos três, Filipe Nyusi, da Frelimo, foi o que mais tempo ficou e mais distritos visitou.
O candidato da Frelimo encontra-se na Zambézia desde o dia 8 de Setembro, onde orientou, no mesmo dia, um comício na cidade de Quelimane, no campo da sagrada família, tendo seguido de helicóptero para o distrito de Nicoadala.
Segundo apurou o Boletim, o candidato da Frelimo chegou ao distrito às 9h00 e foi recebido por membros e simpatizantes do seu partido e por uma comitiva de membros saídos do distrito de Namacurra para o evento. No mesmo dia, Nyusi orientou um comício na sede da Frelimo em Nicoadala para uma centena de membros e simpatizantes trajados de camisetes vermelhas.
Participaram também do comício, os chefes do posto e de localidades trajados de camisetes cor de rosa e camisas de capulana com os símbolos do partido. O carro protocolar do administrador foi uma de tantas viaturas do Estado usadas para transportar membros do partido para o evento.
Segundo apurou o Boletim, Nyusi faz-se acompanhar de uma comitiva composta pelo vice-ministro do Trabalho, Osvaldo Petersburgo, alguns deputados e outros quadros do governo, incluindo a Directora do Gabinete de Informação (Gabinfo), Emília Moiana, que participa das caravanas trajada de uma camisete do partido.
Na Zambézia, funcionários públicos em vários distritos são obrigados a participar dos comícios do candidato da Frelimo, nossos correspondentes reportaram.
Nyusi visitou ainda, os distritos de Morrumbala e Milange na segunda feira (9 de setembro). Em Milange, centenas de simpatizantes acorreram ao showmício do candidato da Frelimo como ilustram as imagens. Depois de Milange, Nyusi viajou de avião para Gurué. Nyusi foi recebido no aeródromo de Gurué na manhã de hoje (10 de Setembro) pela população local, entre membros e simpatizantes do partido, chefes do posto, líderes comunitários, entre outros. De Gurué, Nyusi rumou para Alto Molocué, onde orientou um comício na tarde desta terça feira no campo da Pista Velha, no bairro Mumahi.
Em Gurué, o candidato da Frelimo orientou um comício às 10h horas, onde prometeu emprego para os jovens, infra-estruturas melhoradas, fontes de abastecimento de água, entre outros. De Gurué, Nyusi rumou para Alto-Molocué, onde é aguardado pela população local.
No outro extremo, o candidato da Renamo, Ossufo Momade acompanhado da sua esposa, fez o lançamento da campanha do seu partido na Zambézia no dia 3 de Setembro, tendo regressado no dia seguinte a Maputo. O candidato chegou ao aeroporto de Quelimane por volta das 16h e foi recebido pelo cabeça-de-lista e outros membros e simpatizantes.
Ossufo Momade, dirigiu um comício às 17h na cidade de Quelimane no campo de Chirangano, no bairro com o mesmo nome. A população, Momade prometeu criar postos de emprego para jovens, medicamentos para os hospitais, aumento do salário dos funcionários do Estado, ensino de qualidade, entre outros.
Mesmo sem camisetes e bonés do partido, os membros e simpatizantes da Renamo afluíram em massa no comício orientado por Ossufo Momade.
Segundo apurou o Boletim, o candidato da perdiz interrompeu a sua campanha na Zambézia devido à visita do Papa Francisco, que chegou a Maputo na tarde do dia 4 de Abril.
A campanha do partido na Zambézia prosseguiu com o mandatário do partido, Venâncio Mondlane e o cabeça-de-lista, Manuel de Araújo. Nos dias 6 e 7 o cabeça de lista da Renamo esteve nos distritos de Derre, Mulevala e Nicoadala, onde dirigiu comícios a população local. Caravanas da Renamo circulam um pouco por todos os distritos da Zambézia. O cabeça de lista-do-partido tem preferido fazer a campanha em mercados para fazer chegar a sua mensagem a maioria da população local. Os comerciantes têm sido alvos da Renamo por se tratar de uma classe importante devido as suas aspirações para com as condições de vida.
O candidato do MDM, Daviz Simango, fez o lançamento da sua campanha na Zambézia concretamente no distrito de Gurué no dia 1 de Setembro. Foi recebido por caravanas do seu partido a porta da cidade, tendo percorrido as artérias saudando a população. Simango orientou um comício no campo do Quartel, no bairro novo. Centenas de pessoas acorreram ao evento.
Na província, os três partidos recorrem à comícios, desfiles em caravanas, contacto interpessoal e colagem de panfletos para conquistar os eleitores. A Frelimo lidera a batalha de cartazes na província, sendo dos partidos que mais se destaca com panfletos e cartazes. Entretanto, a Renamo e outro partido que arrasta multidões em seus comícios e nos lugares por onde passa o seu cabeça-de-lista, Manuel de Araújo.
Das promessas ao eleitorado da Zambézia, os três partidos têm em comum a criação de mais empregos para jovens e construção de infraestruturas.
Partidos pequenos
Dos 19 partidos que concorrem à Assembleia da República (AR) na província, apenas 3 e, por sinal, com candidatos às presidenciais, se fazem visíveis através de cartazes e panfletos na província, a Frelimo, Renamo e MDM. Os outros partidos estão praticamente invisíveis. Para além dos três, encontra-se o PODEMOS que concorre a AR em seis províncias, estando visível apenas na cidade de Quelimane. Segundo apurou o Boletim este último partido apenas colou cartazes nas artérias da cidade, não tendo se verificado nenhuma caravana do mesmo.