Filipe Nyusi e Daviz Simango são dois engenheiros, candidatos a presidente da República e aqueles que mais províncias visitaram desde o início da campanha eleitoral. Mas enquanto o candidato da Frelimo voa de uma província para outra, de um distrito para outro, o candidato do MDM palmilha o país pela estrada, enfrentado as estradas precárias de terra batida.
Filipe Nyusi iniciou a campanha na Beira, em Sofala. E já escalou Nampula, Cabo Delgado e agora trabalha no Niassa.
Por sua vez, Daviz Simango iniciou a campanha em Gurué, Zambézia, tendo sucessivamente escalado Cabo Delgado, Niassa hoje seguiu por terra para Sofala, com uma paragem em Milange, Zambézia.
“Milange produz, precisa escoar seus produtos, fazer a vendas dos mesmos, mas naquela estrada nem de bicicleta dá para andar”, disse Simango referindo-se às condições em que se encontram algumas estradas no distrito.
Assim, Simango prometeu melhorar as condições de estradas se for eleito. De Milange o candidato do terceiro partido com assento no Parlamento segue em terra para Sofala, sua terra natal e onde o MDM elegeu maior número de deputados na legislatura prestes a findar.
Ossufo Momade continua na Zambézia, seu primeiro destino desde o lançamento de campanha em Maputo. Mário Albino, do AMUSI, continua na sua terra em Nampula.