Secretário de círculo da Frelimo foi baleado mortalmente na noite ontem (1 de Outubro) por desconhecidos na localidade de Chaiva, distrito de Mossurize, Manica. O caso deu-se no povoado de Paúnde, onde o malogrado residia e desempenhava as funções de secretário de círculo pela Frelimo. Esposa e filhos do malogrado que se encontravam no local, ficaram ilesos.
As razões por detrás do assassinato não são ainda conhecidas. A população local diz que os desconhecidos andam à procura “daqueles que roubam votos”, reportam os nossos correspondentes.
Na manhã de hoje (2 de outubro), administrador do distrito dirigiu-se a localidade com alguns polícias e membros da Frelimo.
A Frelimo não confirmou ainda a morte de seu membro no povoado de Paúnde. “Ainda não tive informações, mas caso seja verdade, os malfeitores devem ser responsabilizados”, disse ao Boletim Olavo Deniasse, candidato a deputado pela Frelimo na Assembleia da República.
A polícia, ouvida pelo Boletim, diz estar ainda a colher elementos e só se vai pronunciar amanhã. Segundo nossos correspondentes, os supostos assassinos circulam pelo distrito e dizem estar à procura do director da escola e outros funcionários públicos, reportam os nossos correspondentes.
O posto administrativo de Chaiva é bastião da Renamo e já foi alvo de vários ataques de homens armados durante as hostilidades político-militares entre o Governo e a Renamo. Em 2016, cerca de 300 famílias abandonaram a localidade de Chaiva para a sede do distrito para por causa de ataques de homens armados da Renamo.