Desde abertura da votação foram flagrados muitos cidadãos com boletins de votos pré-marcados a favor da Frelimo e seu candidato presidencial, tentando introduzi-los nas urnas. O STAE diz que o assunto é muito sério para ser comentado sem antes investigar e apurar a autenticidade dos boletins.
Nossos correspondentes em todo o país reportaram vários casos aos longo do dia, conforme apresentados.
Nampula, Zambézia e Sofala, todas províncias de influência da oposição, é onde tem mais casos reportados.
+ No distrito de Angoche (Nampula), foi encontrado um cidadão com 27 boletins de votos fora da Assembleia da Voto mas na EPC Eduardo Mondlane onde decorria a votação. Foi encaminhado à Polícia;
- No Distrito de Mopeia (Zambézia), na EPC 16 de Junho, foi encontrada uma escrutinadora de nome Selma Francisco com boletins de votos pré-marcados para a Frelimo, prestes a introduzi-los nas urnas.
- No distrito de Milange (Zambézia), localidade de Dachua, um cidadão foi detido com mais de 6 boletins de votos extras.
- Ainda em Milange (Zambézia), na localidade de Chitambo, mais um cidadão foi surpreendido com boletins de voto pré-marcados a favor da Frelimo.
- No Distrito de Mocuba (Zambézia), na Escola Secundária Mangulamelo, foi encontrada uma cidadã com boletins pré-marcados, na mochila. Foi abordada por delegado da Renamo e conduzido à Polícia.
- Inhassunge (Zambézia) EPC de Mussama, foi flagrado um professor local chamado Bimo, com 8 boletins de voto. Votam aqui 3 854 eleitores.
- No Distrito de Cheringoma, Sofala, EPC de Chide, foram encontradas duas senhoras com boletins de voto a mais a tentar introduzir na urna. Os dois foram levados pela Polícia presente na mesa.
- Na cidade da Beira, EPC de Matacuane, um cidadão foi encontrado com 12 boletins de voto extra fora da Assembleia de voto.
O Director do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Felisberto Naife, questionado sobre estes casos de tentativa de enchimento de urnas, disse que é preciso uma investigação prévia para apurar a autenticidade dos boletins em causa.
“Este assunto é muito sério para ser comentado sem que tenhamos antes apurado se esses boletins de voto são cópias ou verdadeiros produzidos pelos órgãos eleitorais”, disse Naife em conferência de imprensa.