Nossos correspondentes reportam casos de brigadistas que abandonam os postos à hora do recenseamento para ocuparem-se com outras actividades em Nhamatanda.
Na terça feira duas brigadistas abandonaram as suas actividades na EPC Heróis Moçambicanos, Nhamatanda, deixando uma fila de 70 eleitores a cuidado de um só brigadista, reportam nossos correspondentes. O mesmo voltou a acontecer ontem, no posto da EPC Jossias Tongogara, onde um brigadista retirou-se do posto para ir dar aulas, deixando uma fila de 53 eleitores a cuidado de seus colegas.
No distrito de Doa, um supervisor da brigada nº 436, é suspeito de desviar 20 litros de combustível que alimentava o gerador e neste momento está sob custódia das autoridades policiais. O STAE local, pondera colocar, em seu lugar, um supervisor substituto.
Ciclone Kenneth paralisa recenseamento eleitoral em Cabo Delgado e Nampula
O recenseamento eleitoral está suspenso em quase 10 distritos de Cabo Delgado e Nampula, devido ao mau tempo. Até ao final da tarde de quinta-feira, não havia recenseamento nos distritos de Pemba, Palma, Nangade, Muidumbe e Mecufi, em Cabo Delgado. O mesmo acontecia no distrito de Monapo, onde a maioria dos postos de recenseamento eleitoral estavam fechados. O Director distrital do STAE neste distrito, Gerónimo Siripuite, disse que “só na segunda-feira poderá retomar a inscrição de eleitores”.
Ainda em Nampula, nos distritos de Nacala-à-Velha, Nacarôa, Monapo, Eráti e Mongicual está a chover muito e os postos de recenseamento estão vazios, ainda que não haja suspensão oficial do processo.