É uma história inédita: o comandante distrital da Polícia em Dondo, João Moiane, foi agredido por jovens simpatizantes do MDM, por alegadamente estar a fazer campanha pela Frelimo. A cena passou-se no Pavilhão da Açucareira de Mafambisse, no bairro 4 de Outubro, na manhã do dia 26 Setembro quando decorria comício popular dirigido por Florindo Nyusi, filho do candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi.
Nossos correspondentes, que estavam presentes no local, contam que um grupo de cerca de duas dezenas de jovens trajados de camisetes do MDM chegaram ao local do comício e abordaram o comandante distrital da polícia e começaram a discutir, acabando por agredi-lo e empurra-lo. A seguir gerou-se confusão no local, que paralisou temporariamente o comício. A situação veio a ser controlada por agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), que resgataram o comandante da confusão e levaram-no para o carro e abandonaram o local.
Contam os nossos correspondentes que o MDM havia solicitado protecção policial para a sua campanha em Dondo e recebeu resposta negativa do Comando Distrital da Polícia, que justificou insuficiência de efectivo. Horas depois, simpatizantes do MDM ficaram a saber que o comandante distrital da Polícia estava a fazer campanha pela Frelimo e decidiram ir tirar satisfação. Chegados ao pavilhão onde decorria o comício, depararam-se com o comandante trajado a civil e com boné da Frelimo. Foi quando iniciou a briga que só terminou com a retirada do comandante do local. Ninguém foi detido!
Nos termos da legislação moçambicana, agentes da Polícia são apartidários e não podem fazer campanha por qualquer partido que seja. Porém, tem sido recorrentes acusações de partido da oposição de que a Polícia está a favorecer a Frelimo na campanha eleitoral.
O comandante confirmou ter estado no showmício dirigido por Florindo Nyusi, mas recusou-se a comentar sobre a agressão. “Estava lá apenas para garantir a segurança durante o comício”, disse Moina a jornalistas durante o balanço da campanha havido no sábado (28 de Setembro) em Dondo.