No distrito de Mogovolas (Nampula), o posto de recenseamento instalado na EP1 25 de Junho de Iuluti, o processo ficou paralisado logo no primeiro dia, instantes depois de ter aberto, devido a “falha de configuração do Mobile ID”, reportam os nossos correspondentes.
No mesmo distrito, posto da EP1 de Marrupeio, em Iuluti, os eleitores vao se recenseando sem receber os cartões de eleitor porque as impressoras não imprimem. O digitador Rui dos Santos Lopes, disse que foi orientado para continuar a recensear aos cidadãos mesmo sem emitir cartão.
No distrito de Nacarôa, no posto de recenseamento número 915 na EPC de Nahage a 35 km da vila sede de Nacarôa, o processo ainda não iniciou devido a avaria do Mobile.
No distrito de Mecubúri, ospostos de recenseamento de Tonhane e EP1 Rapamila estão há 4 dias sem trabalhar devido a avaria dos mobile ID.
No Distrito de Muecate, no posto de recenseamento da EPC de Mucocola o recenseamento estava paralisado devido a avaria de Mobile ID.
Em Mossuril, no Posto de EP1 de Chivavela, está a se recensear mas não se imprime os respectivos cartões porque a impressora avariou.
No distrito de Bilene, província de Gaza, Posto que funciona EP do 5º bairro da Macia, o recenseamento foi paralisado sexta-feira devido a avaria dos mobile. Foi preciso intervenção de técnicos informáticos provenientes da capital provincial Xai-Xai, o que demorou a acontecer.
Na Cidade de Matola, posto de recenseamento do Bairro de Ndlavela, instalado na EPC Samora Machel, número 113, segundo a supervisora local não estavam a atender ninguém na sexta-feira por conta da avaria da impressora e segundo ela está a voltar muita gente sem recensear. Ainda neste município, na EPC de Bunhiça, posto número 064, as actividades iniciaram as 7h de sexta-feira mas logo de seguida houve avaria da impressora. Tendo assim sidointerrompidas as actividades;
Ainda neste município, no posto da EPC de Zona verde, com número 106, até sábado ainda não estava a se recensear recenseamento desde o primeiro dia devido a avaria das máquinas.
No mesmo município, no posto que funciona na Escola Secundária de Matlemele, até quinta-feira não iniciou o processo devido a avaria de computador e impressora;
Cidade de Maputo, Posto número 11035 da EPC Mikadjuine, os brigadistas trabalham sem uniforme e identificação; Ainda em Maputo, no posto de recenseamento número 11056 do bairro Maxaquene “A” na Escola Secundária Noroeste 1, não se recenseou ninguém até sexta-feira porque o computador não tinha sistema. Os técnicos informáticos só se fizeram presentes no local às 8h32 para resolver o problema.
No Distrito de Boane, na EPC de Massaca também se registou o problema de sistema que gerava lentidão. Cada eleitor levava cerca de 15 minutos até receber cartão de eleitor.
No distrito de Xai-Xai, província de Gaza, até ao quarto dia de recenseamento, o posto número 09002 da ECP 24 de Julho, localizado a menos de 1 km de STAE da cidade ainda não estava aberto devido a falta de material. O facto deixou constrangidos os cidadãos que molhavam pois chovia naquele local. Os cidadãos não conseguiam se recensear neste posto. A brigada não sabia quando iria receber material;
No Distrito de Govuro, na província de Inhambane, pelo menos dois postos de recenseamento não estavam em curso o processo de recenseamento até sexta-feira. Trata se dos postos número 091 e 082 montados na EP2 da vila Franca de Save e de Jofane respectivamente. De acordo com Mário Eduardo Matsena, director adjunto do STAE em Govuro, a interrupção do processo naqueles postos tem a ver com a avaria das máquinas logo no primeiro dia do processo. Segundo a nossa fonte, uma equipa do STAE Provincial estava a caminho dos locais para tentar solucionar o problema.
No distrito de Moamba, na província de Maputo, nos postos de recenseamento instalados na EP1 de Chécua, no Posto Administrativo de Pessene e EPC 25 de Setembro no Posto Administrativo de Moamba – Sede registou-se avaria de impressoras. O facto condicionou as actividades de recenseamento desde o dia em que o processo arrancou. Registou-se enchentes e longas bichas do cidadãos que pretendem adquirir o cartão do eleitor;
No distrito de Magude, na província de Maputo, concretamente no posto de recenseamento EPC de Chalate, as actividades de recenseamento encontram-se interrompidas devido a avaria de mobile e da impressora. Segundo os brigadistas o problema começou no dia 16 e até sábado ainda não tinha sido resolvido apesar de ser do conhecimento do STAE;
No distrito de Manhiça, província de Maputo, no posto de EPC de Chicunguluine, 3 de Fevereiro, registou-se avaria de Mobile e de impressora. O facto condicionou as actividades de recenseamento. Os brigadistas orientavam os eleitores a voltarem noutro dia para levantarem os seus cartões;
No distrito de Zavala, na província de Inhambane, posto de recenseamento eleitoral instalado na EP2 de Daiacambe a 18 km da vila de Quissico, não funciona desde segunda-feira até pelo menos 11h05min do terceiro dia devido a avaria das máquinas.
No distrito de Panda, província de Inhambane, no posto de recenseamento de Massalane o processo encontrava-se interrompido até sexta-feira devido a avaria de impressora desde o terceiro dia.