Atentando cabeça-de-lista do MDM em Manhiça, Maputo; dezena de membros da Renamo feridos em Mogovolas, Nampula, resultado de ataque protagonizado por simpatizantes da Frelimo na véspera da chegada de Ossufo Momade; bloqueio da caravana do cabeça-de-lista da Renamo em Cahora Bassa, Tete. Este é o balanço de campanha eleitoral hoje, quando faltam 2 dias para o seu término.
Atentado contra cabeça de lista do MDM em Maputo
Dois tiros foram disparados contra a viatura em que seguia o cabeça de lista do MDM em Maputo, Augusto Phelembe, tendo perfurados o vidro pára-brisas, sem atingir os passageiros. O atentado ocorreu no posto administrativo de Maluana, distrito de Manhiça, norte de Maputo.
Augusto Phelembe saiu da cidade de Maputo na manhã de hoje para campanha em Maluana e suspeita que os autores dos disparos o seguiam desde a capital. Contam fontes que integravam a caravana do MDM que por volta das 15 horas, ao longo da Estrada Nacional Número 1 (N1), dois jovens que seguiam numa viatura ligeiras branca, cuja matricula não foi possível descortinar, mandaram parar sua viatura, simulando ser simpatizantes do MDM que podiam camisetas de campanha.
Vendo que estava imobilizada a sua viatura que transportava o candidato do MDM a governador, dispararam dois tiros contra a mesma, não tendo conseguido atingir os passageiros. Na viatura do MDM seguida também o membro da Comissão Política do MDM, Elias Langa.
Após os disparos, os membros do partido correram ao local e os bandidos puseram-se em fuga. O caso foi reportado ao posto policial local. Phelembe adiou o seu trabalho na Maluana.
Atacados à espera de Ossufo Momade
Pelo menos doze pessoas contraíram ferimentos, dos quais 5 graves, e outras 5 pessoas foram detidas resultado de ataque de simpatizantes da Frelimo a seus adversários da Renamo no distrito de Mugovolas, Nampula. As vítimas em estado grave foram evacuadas para o Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Mugovolas para receber tratamento medico.
O ataque deu-se no bairro 72 por volta das 9h de hoje (10 de Outubro) quando simpatizantes da Renamo aguardavam a chegada do candidato presidencial do seu partido, Ossufo Momade, reportam os nossos correspondentes.
Quando simpatizantes da Frelimo, que faziam campanha no mesmo bairro se aperceberam que simpatizantes da Renamo se encontravam no local, foram ao seu encontro para inviabilizar a recepção de seu candidato à presidência da República. Os da Renamo responderam à violência com violência, resultando nos 12 feridos.
A polícia disparou tiros ao ar para dispersar a multidão e repor a ordem. Pelo menos, 5 pessoas envolvidas na agressão foram detidas no local, reportam os nossos correspondentes.
Simpatizantes da Renamo violentados em Tete
Caravanas de campanha da Renamo, em Tete, foram bloqueadas três vezes por simpatizantes da Frelimo nos distritos de Cahora Bassa e Mágoé. Em dois dos casos simpatizantes dos dois partidos envolveram-se em pancadaria, reportam os nossos correspondentes.
O primeiro caso deu-se ontem (9 de setembro) por volta das 16 horas na localidade de Mucumbura, distrito de Mágoè. Simpatizantes da Frelimo que se faziam transportar em três viaturas bloquearam a estrada para impedir a passagem da caravana da Renamo. A caravana saía do “Mercado Grande”, bairro três, para uma jornada de campanha. Na ocasião, o cabeça-de-lista da Renamo na província, Ricardo Tomás, encontrava-se na viatura. A Polícia que escoltava a caravana da Renamo teve que intervir para repor a ordem.
Caso similar repetiu-se na manhã de hoje (10 de Outubro), na vila de Chitima em Cahora Bassa. Perto de duas dezenas de simpatizantes da Frelimo deslocaram-se ao mercado Caphaia para obstruir a campanha da Renamo. Os simpatizantes da Frelimo abordaram duas viaturas que transportavam homólogos da Renamo saídos de Mágoé. No local, simpatizantes dos dois partidos envolveram-se em pancadarias. Não há ainda relatos de feridos, reportam os nossos correspondentes. A polícia interveio para repor ordem!
Depois da confusão, simpatizantes da Frelimo deslocaram-se à sede da Renamo junto à residência de um dos seus membros e lançaram pedras contra a mesma. Na ocasião, simpatizantes da Renamo se encontravam reunidos no local. A polícia foi chamada a intervir para evitar o pior, reportam os nossos correspondentes.
Outro caso deu-se hoje por volta das 12h (10 de Outubro) na vila de Songo, Cahora Bassa. Simpatizantes da Frelimo visivelmente embriagados envolveram-se em escaramuças com homólogos da Renamo no bairro Julius Nyerere. O caso deu-se defronte ao posto policial.
Na ocasião, simpatizantes da Frelimo mobilizaram três viaturas mini-bus e barraram uma estrada para impedir a passagem de dois carros caixa-aberta que transportavam simpatizantes da Renamo durante a campanha. Ainda no local, simpatizantes da Frelimo impediram homólogos da Renamo de beber água numa fontenária publica alegadamente por esta ter sido construída pelo governo da Frelimo. A polícia fez-se ao local e abordou simpatizantes da Renamo de estarem a dirigir na contramão. Ninguém foi detido no local, reportaram os nossos correspondentes.