O Ministério da Defesa Nacional anunciou hoje que atacou bases de insurgentes na região de Mbau, entre os rios Messalo e Muera, no distrito de Mocímboa da Praia, com muitos insurgentes mortos.
“No Cumprimento do Plano Operacional no Teatro Operacional Norte, na noite de 7 de outubro de 2019, as Forças de Defesa e Segurança Assestaram um golpe de artilharia contra malfeitores na região de Mbau, entre os rios Messalo e Muera, no distrito de Mocímboa da praia, na Província de Cabo-Delgado, que resultou no aniquilamento de um número considerável dos malfeitores, destruição do acampamento e fuga desordenada dos mesmos. As operações prosseguem e as Forças de Defesa e segurança continuam em prontidão combativa”, referiu em comunicado enviado por e-mail a jornalistas.
Os insurgentes têm estado a atacar aldeias no norte de Cabo Delgado, expulsando as pessoas das suas terras, queimando aldeias inteiras e inviabilizando a campanha eleitoral. A resposta do Governo era há muito esperada pelas populações locais mas parece que chegou tarde demais para garantir a realização de eleições na região. Muitas pessoas abandonaram as suas aldeias e postos de votação – geralmente escolas – destruídos.