Numa declaração de voto chumbada pela maioria dos juízes indicados pela Frelimo, dois juízes do CC disseram que a contagem de votos não foi justa.
“O voto é livre e todos os eleitores fizeram a sua escolha conforme os ditames da sua consciência, em estrita observância da lei.
O mesmo não se pode dizer com o que se passou a partir da contagem dos votos e respectivos apuramentos, onde várias irregularidades foram apontadas, tanto pelos concorrentes e seus representantes, como pelos observadores credenciados, colocando em crise a transparência do processo eleitoral.
Infelizmente esta situação não é isolada, tendo em conta que se repete de eleição em eleição, facto que me leva a concluir que as irregularidades ocorridas nestas eleições são consequência inerente da organização, administração e gestão dos nossos processos eleitoral”, “ escreveram Juiz Manual Frank e apoiado pelo Juiz Albino Nhacassa ambos do CC que tiveram voto vencido.
Nyusi toma posse a 15 de Janeiro
O CC decidiu os dias 13 e 15 de Janeiro para a investidura dos deputados da AR e do presidente da República respectivamente.