Foi assassinado a tiros na manhã de hoje, um líder de missão de observação eleitoral e activista da sociedade civil na província de Gaza, Anastácio Matavel. A vítima acabava de sair do Complexo Titiana, situada no bairro 11, local onde fez a abertura de uma sessão de formação de observadores eleitorais organizada pelo Centro de Aprendizagem da Sociedade Civil (CESC) em parceria com a Liga das ONG’s em Moçambique (JOINT).
Matavel foi alvejado com cerca de 10 tiros na região do abdómen e membros inferiores, reportam os nossos correspondentes. A vítima foi imediatamente transportada para o Hospital Provincial de Gaza onde veio a perder a vida por volta das 13h00.
Segundo relatos de testemunhas, logo depois do sucedido, os cinco malfeitores puseram-se em fuga em alta velocidade, numa viatura Toyota Mark X com a chapa de matrícula ADE 127 MC. A viatura envolveu-se, em seguida, em acidente de viação com mais dois carros na EN1, tendo dois dos malfeitores morrido no local e um contraído ferimentos ligeiros. Este último foi levado ao Hospital Provincial de Gaza onde se encontra a receber tratamento médico. Outros dois puseram-se em fuga, reportam os nossos correspondentes. Na viatura em que se faziam transportar os malfeitores foram encontradas pistolas e armas de tipo AK47.
Questionado sobre as motivações do assassinato, um dos irmãos de Matavele, visivelmente abalado, informou ao nosso Boletim que a família desconhece as razões do sucedido e que aguarda pela justiça.
Anastácio Matavele era Director Executivo do Fórum das Organizações Não-Governamentais de Gaza (FONGA) e Coordenador do Gabinete de Crise da Sala da Paz, uma missão de observação eleitoral focada na prevenção e combate à violência. Matavel era conhecida voz activa da sociedade civil, defensor dos direitos humanos das populações desfavorecidas.