“No cômputo geral, o processo de votação decorreu num ambiente ordeiro e pacífico, em todo o país, não obstante o registo de 22 ilícitos eleitorais, nalgumas assembleias de voto, e em conexão com os ilícitos registados, foram detidos 73 indivíduos, na sua maioria por perturbação das assembleias de voto”, disse a Polícia em comunicado de imprensa distribuído hoje.
“A cidade de Maputo, com 7 ilícitos eleitorais e as províncias de Nampula e Maputo, com 5 e 4 ilícitos, respectivamente. As províncias de Gaza e Nampula registaram maior número de detidos, com 24 e 23, respectivamente”, refere a Polícia.
A Polícia confirmou o caso da Ilha de Inharingue, na província de Sofala, distrito de Machanga, que foi reportado pelos nossos correspondentes. Refere que na EPC da Localidade da Ilha Inharingue, “cerca de 300 membros e simpatizantes da Renamo vandalizaram aquela escola e tentaram, sem sucesso, graças à pronta intervenção da Polícia, apoderar-se de 9 urnas de votos. De seguida incendiaram 5 casas de construção precária. Foram detidas 9 pessoas”, refere.