Faltavam 3 756 credenciais para os observadores eleitorais coordenados pelo EISA. Até ao final da tarde de hoje (12 de Outubro), nenhuma credencial tinha sido emitida. Observadores da Sala da Paz ainda têm em falta mais de 300 credenciais. Há movimentação em uma das províncias problemáticas (Zambézia ) para resolver este problema.
um chefe de missão eleitoral disse ao Boletim esta tarde: “Em Tete estamos no STAE provincial a aguardar até que emitam credenciais. Disseram que acabou material e este já foi requisitado. Falamos com o director e disse que ia dar-nos atenção mas depende de fornecimento de material em Maputo. Pedi credenciais A4 e disse que não pode imprimir porque o STAE não aprovou esse formato e ele não tem legitimidade para fazê-lo. De qualquer forma, estamos no STAE a espera”.
Entretanto, a mesma fonte referiu esta noite que havia material para emissão de credenciais. “Acaba de entrar alguém da Cruz Vermelha com um maço de processos de gente para credenciar. Alguns nem foto tem. Estão lá a tirar foto e a fazer chachás. Perguntei a pessoa se a Cruz Vermelha iria observar, disseram que não, apenas irão prestar primeiros socorros. Enfim, afinal há material para fazer crachás Contudo, continuamos a espera”, disse.
Este é relatório enviado no final desta tarde (sábado 12 de Outubro ) pelas 3 organizações da sociedade civil ligados ao EISA que esperam observar em Tete (CDD, Joint e Igreja Católica). O EISA solicitou 1 156 credenciais de observadores em Tete e somente 337 (29%) foram emitidas
As mesmas organizações estão também observando na Zambézia que aparentemente está finalmente a resolver a pesada pressão exercida a partir de Maputo, imprimindo algumas credenciais mas nenhuma foi entregue ainda.
Na Zambézia estão pendentes 1 227 credenciais “Em Zambézia estamos no STAE de plantão. Ninguém está aqui para nos atender. Ligamos para o presidente da CPE não nos atendeu. Perguntamos o guarda e disse que estão reunidos. A secretária disse que havia de ligar ao departamento de comunicação e imagem para saber como as coisas estão e ainda não retornou”, disse um responsável do EISA.
O CESC em Gaza informou que “o Director do STAE disse que a Comissão recebeu cerca de 800 pedidos de credenciação e que porque estão a usar uma única máquina leva muito tempo para credenciar. Mas que os técnicos do STAE irão credenciar todos observadores”.
A Sala da Paz na Zambézia foi informada que 174 das 185 credenciais estão prontas e as restantes estarão prontas brevemente. Mas em Nampula as solicitações de mais de 200 observadores foram recusadas. Sala da Paz está a enfrentar desafios também em Sofala.