Eleicoes_Gerais_90_10-11-19_Estudo_especial_sobre_inflação_de_votos
Não houve apuramento em pelo menos 6 das 9 mesas de voto na EPC de Namaripe devido à vandalização do centro de votação por supostos simpatizantes da Renamo. Os votos foram contabilizados na sede do STAE, reportam os nossos correspondentes.O caso deu-se no dia 15 de Outubro por volta das 22h00 no distrito de Angoche, Nampula.
Supostos apoiantes da Renamo atearam fogo, atiraram pedras e outros objectos contundentes contra o centro de votação da EPC de Namaripe, enquanto decorria o apuramento parcial dos votos, obrigando os MMV’s a cancelar a contagem. A polícia foi chamada a intervir para dispersar a população e repor a ordem, (Vide Boletim 81).
O STAE local ordenou que as urnas fossem retiradas e os votos contabilizados na sede do órgão por questões de segurança. Os delegados de candidatura e os membros da mesa (MMV) foram transportados numa viatura do STAE escoltada pela polícia até à sede do órgão onde decorreu a contagem dos votos, reportam os nossos correspondentes. Os editais de apuramento parcial das 6 mesas foram publicados na CNE e STAE distritais.
Após a votação, os apoiantes da Renamo permaneceram há escassos metros do centro de Namaripe, aguardando a contagem.
Segundo a lei eleitoral, o apuramento parcial deve ser feito na mesa de voto imediatamente após o encerramento da votação.
Outros casos de vandalismo foram reportados em Angoche no dia 15 de Outubro (Vide Boletim 81).