Simpatizantes do MDM no Povoado de Chizipa, Posto Admininstrativo de Machipanda no distrito de Manica, queixam- se de não terem acesso a água potável das bombas manuais financiadas pelo governo local por apoiarem a oposição, disse Vasco Horácio, delegado político do partido no distrito.
Em entrevista ao Boletim, Horácio disse que a exclusão deve-se ao facto dos mesmos terem participado na campanha do seu partido e explicou que para que os membros do MDM tenham acesso à água, são obrigados a filiarem-se à Frelimo. O povoado de Chizipa é uma das zonas com problemas de água potável. Horácio disse ter denunciado o caso à Polícia.
Ainda no distrito de Manica, a Renamo acusa líderes comunitários de terem expropriado machambas dos simpatizantes do partido da oposição para entregarem-nas a uma empresa chinesa de exploração mineira. O caso deu- se no Povoado de Muswata, localidade de Chitunga, no Posto Administrativo de Mavonde à cerca de 120 quilómetros da vila sede do distrito.
Ainda segundo o chefe de Informação da Renamo no distrito de Manica, Bento Guirau, simpatizantes do seu partido estão a ser ameaçados de morte por líderes Comunitário e, Chefe da Localidade de Chitunga. A Renamo diz que já reportou o caso ao posto policial local.