Milhares de pessoas estão sitiadas nas aldeias da zona costeira de Macomia, sem poder se comunicar com a vila-sede distrital por via terrestre. Para buscar refúgio em zona mais segura, a população está a usar embarcações precárias para navegar pelo Oceano Índico até à vila sede do distrito de Mocímboa da Praia, que fica mais a norte. Neste sábado foi reportado o primeiro caso de morte por naufrágio de um casal que buscava sair de Quiterajo para uma zona mais segura, usando um pequeno barco de pesca.
Não foi possível apurar a indenidade dos malogrados mas se trata de residentes do Posto Administrativo de Quiterajo, a mesma que sofreu um grande ataque por insurgentes na semana passada.
“As pessoas queriam refugiar-se em Mocímboa da Praia, usando um barco, porque os insurgentes deixaram claro, depois do ataque, que iam voltar e não queriam os encontrar em Quiterajo se não carbonizavam-os”, informou uma fonte.
No raio de cerca de 50 quilômetros que separa a vila-sede de Macomia à costa não há circulação de pessoas nem de viaturas civis devido aos ataques. Assim, a população que se encontra a residir nessa zona está a usar o mar para chegar à zonas mais seguras.
Desde o dia 31 de Agosto, só uma vez se fez a campanha em Quiterajo, pela Frelimo, organizada pela Directora de Serviços de Educação de Macomia. No mesmo dia, houve o ataque dos insurgentes. Promessas de campanha de Filipe em cabo Delgado incluem acabar com os insurgentes
O candidato da Frelimo à presidência da República, Filipe Nyusi, trabalha desde sábado na província de Cabo Delgado, sua terra natal e alvo de ataques de insurgentes. Nyusi, que é o actual Presidente da República, fez várias promessas em sete distritos por onde passou, incluindo acabar com os insurgentes… se for reeleito.
Pemba foi o primeiro distrito visitado por Nyusi. O candidato da Frelimo aterrou de um jato executivo vindo das cerimónias fúnebres do presidente Robert Mugabe no dia 14 de Setembro e dirigiu um comício popular no campo 25 de Setembro. Na ocasião, o candidato da Frelimo pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas da tragédia ocorrida no campo 25 de Junho de Nampula no passado dia 11 de Setembro. Aos eleitores de Pemba, o candidato da Frelimo prometeu atrair mais investimentos para gerar mais emprego e incentivou a produção agrícola.
No dia seguinte, Nyusi seguiu de helicóptero, para Chiúre. Num comício realizado no distrito de Chiúre no dia 15 de Setembro, o candidato da Frelimo prometeu dialogar com os insurgentes que têm atacado alguns distritos da província mas exigiu que esses mostrassem a cara. Ainda no mesmo distrito, o candidato da Frelimo prometeu expandir a rede de energia eléctrica.
Depois de Chiúre, Nyusi viajou de helicóptero para Namuno, tendo chegado às 11h00 a localidade de Milipone, onde foi recebido por membros e simpatizantes da Frelimo. Em Namuno, Nyusi prometeu construir uma estrada que liga o distrito e Montepuez, expansão da rede eléctrica, melhoramento das rodovias, ampliação de unidades sanitárias, construção de escolas e outras infraestruturas caso seja reeleito no próximo quinquénio.
De Namuno, Nyusi seguiu para Montepuez na companhia de Valigy Tualibo, candidato a Governador de Cabo Delgado, tendo chegado às 15h00 onde orientou mais um comício no campo da empresa Plexus. Na ocasião, Filipe Nyusi prometeu asfaltagem de algumas estradas e conclusão das obras Montepuez-Ruassa como também a construção de hospital de referência dando prioridade ao emprego para jovens de Montepuez.
Ontem (16 de Setembro), o candidato da Frelimo deslocou-se para dois distritos alvos de ataques, Mocímboa da Praia e Muidumbe. Em Mocímboa da Praia, vila onde iniciaram os ataques dos insurgentes a 5 de Outubro de 2017, Nyusi prometeu acabar com os ataques caso seja reeleito.
Depois Nyusi seguiu para o distrito Muidumbe, na localidade de Muatide concretamente no posto administrativo de Miteda. Aqui Nyusi prometeu criar emprego para jovens, construir um hospital para o distrito, tendo interagido, depois, com comerciantes locais.
Por volta das 14h, Nyusi deixou o distrito de Muidumbe e percorreu 40 quilómetros para o distrito de Mueda, sua terra natal, onde era aguardado na sede do partido a partir das 7h00. Nyusi foi recebido pela população local. Estudantes não tiveram aulas porque os professores e outros funcionários do aparelho de Estado foram mobilizados para receber o candidato da Frelimo. Nyusi descansa em sua terra Natal.
Entretanto, hoje, enquanto Nyusi descansa e se prepara para fazer campanha na província de Niassa, a Primeira Dama Isaura Ferrão, está em Nonge, 25 quilómetros da vila de Mueda, pedindo votos para o partido e seu esposo.