Eleicoes_Gerais-9-17-04-19_recenseamento-Idai
Severamente atingidas pelo ciclone e inundações que vieram a seguir, algumas rádios comunitárias de Sofala e Manica viram-se obrigadas a interromper a emissão. Os jornalistas locais, alguns deles correspondentes deste Boletim, reportaram como o seu trabalho foi efectuado.
A rádio comunitária do distrito de Nhamatanda interrompeu a emissão durante 14 dias após o ciclone. Ficou parcialmente destruída e só retomou a emissão a 28 de Março.
Em Búzi, o equipamento da rádio comunitária local ficou submerso e boa parte do equipamento danificado. Apesar das condições em que a mesma se encontra e das dificuldades que possui, a equipa de jornalistas continua a trabalhar para garantir emissões diárias.
No distrito do Dondo, a Rádio Águia ficou parcialmente destruída. A queda do tecto e uma avaria no emissor são alguns dos danos registados. Contudo, os jornalistas não pararam de trabalhar
Na Rádio GESOM, em Chimoio, a água entrou na central técnica e molhou o emissor de 250 Watts e neste momento trabalha com o de 100 Watts e o estúdio de emissão ficou alagado.
A Rádio comunitária Chipunguira, em Mossurize (Manica) não está a funcionar por falta de energia eléctrica, desde a destruição do ciclone.
A Rádio Comunitária Gesom, de Gondola, foi atingida pelo IDAI e ficou semanas sem funcionar, mas já está no ar.
A Rádio Comunitária de Macequece (Distrito de Manica) funciona com dificuldades. Sempre que chove ou sopra ventania, a emissão é interrompida devido ao estado do equipamento.
No distrito de Vilankulo, o ciclone danificou a torre repetidora da Rádio Moçambique e afectou também as emissões da televisão de Moçambique, interrompendo as emissões por alguns dias.
“Há uma equipa de activistas no terreno a trabalhar com algumas rádios para garantir a continuidade do trabalho. Há um esforço para reerguer as rádios danificadas. Algum apoio tem sido dado neste sentido por algumas organizações” disse Mercedes Sayagues ao Boletim, da rede CDAC – Communicating with Disaster Affected Communities.