Um número considerável de postos de recenseamento retomou as actividades entre sexta e sábado um pouco por todo o país, com a chegada de kits contendo painéis solares, baterias e inversores para minimizar o problema da falta de corrente elétrica que havia paralisado o recenseamento em cerca de 10% dos postos na primeira semana.
Na província da Zambézia reabriram na sexta-feira os postos da EPC de Milato, distrito de Molumbo, EPC de Mamala, em Gilé e da EPC de Lalane, em Nicoadala. Todos estavam há cinco dias sem inscrever eleitores. A reabertura deve-se à chegada de kits de painéis solares para fonte de energia dos mobiles.
Em Manica, Machaze, os postos da EP1 de Machaze-Centro, Mutando e Mecimbe cujo funcionamento estava condicionado devido à falta de carga no Mobile ID, tiveram acesso, nesta Sexta-feira, aos painéis solares. Espera-se que, com este equipamento, o problema da falta de carga nos Mobiles ID seja minimizado.
No distrito de Zumbo, Tete, o posto de Ulondo, que esteve paralisado desde o dia 15 de Abril, iniciou as suas actividades nesta Sexta-feira depois de técnicos do STAE trocarem a bateria do Mobile ID, reportam os nossos correspondentes.
No distrito de Nhamatanda, Sofala, o posto 3 de Fevereiro, que, desde o começo do recenseamento, esteve a funcionar ao relento, recebeu, nesta Sexta-feira, tendas para a realização do registo de eleitores. Entretanto, este distrito ainda não tem painéis solares nos postos sem acesso à corrente elétrica, como é o caso dos postos instalados na localidade de Bebedo, Lamego, Matenga e Siluvo.
O director do STAE local, Raimundo Macanjo disse ao Boletim que o distrito já fez a requisição do equipamento, contudo, aguarda pela resposta do STAE a nível provincial. “Há apenas 5 baterias para os 46 postos existentes no distrito”, disse.
No distrito de Morrumbene, a maioria dos postos de recenseamento instalados no distrito encontram-se em locais sem cobertura da rede eléctrica, o que condicionava decurso do processo e obrigava os técnicos do STAE a fazerem rondas em cada final do dia para recolher os Mobiles ID para carregarem na sede distrital e na manhã do dia seguinte levarem de volta aos postos. No Sábado, dia 27 de Abril, registou-se que a situação já foi parcialmente resolvida com a chegada de inversores. O STAE distrital priorizou os postos mais distantes e estes já não paralisam a sua actividade por falta de carga.