Desde o início do recenseamento eleitoral os nossos correspondentes estão a reportar casos invulgares de avarias ou mau funcionamento das máquinas. Em cada um dos 154 distritos de Moçambique, há pelo menos uma brigada que está com trabalho paralisado porque as máquinas não funcionam. Pode ser impressora, ou Mobile ID. O Secretariado Técnico da Administração (STAE) prometeu que teria técnicos no terreno prontos para a para a manutenção dos equipamentos mas a resposta no terreno tem sido bastante tardia.
O STAE disse que iria reutilizar, no recenseamento deste ano, parte de equipamentos usados nos anos anteriores e que ficaram guardados em armazéns durantes anos. Este seria, alegadamente, uma medida de contenção de custos.
Com a mesma justificação, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) adjudicou – sem concurso – o fornecimento de equipamento de recenseamento à mesma empresa que tem estado a fornecer os equipamentos. Explicou que isto é importante para garantir a compatibilidades entre os equipamentos novos e os equipamentos antigos usados nos anos anteriores. Apenas seria necessário actualizar software. Com tantas avarias reportadas, será que as máquinas antigas não estão em estado de obsoleto?
A seguir apresentamos alguns casos reportados de avarias de máquinas que estão a condicionar o recenseamento.
Em Nhamatanda, nos postos de recenseamento da EPC de Siluvo e EPC de Nhacuronga, os únicos instalados na localidade de Silicone, o recenseamento só ocorre no período da tarde devido à demora no carregamento das baterias das Mobile ID.
No distrito de Vanduzi, posto da EPC da Saelva, houve grande afluxo de pessoas para se recensear no primeiro dia. Os equipamentos não aguentaram à sobrecarrega. Avariaram. Nos seis dias subsequentes não houve recenseamento neste posto. O processo só retomou hoje, segunda-feira, com impressora reparada.
No distrito de Mabalane, na brigada de recenseamento que funciona na aldeia de Muginge apenas 15 pessoas foram recenseadas desde o início do processo. Motivo? As máquinas usadas para a inscrição têm avarias constantes e o recenseamento não flui.
No distrito de Boane, na brigada instalada na EPC de Boane – Sede, o recenseamento não flui devido a avaria constante de Mobile ID.
No distrito de Homoine, no posto de recenseamento eleitoral instalado no povoado de Maiaice que pertence a localidade de Mubecua, não havia recenseamento até domingo dia 21, devido à avaria da impressora. A impressora estava a funcionar com falhas técnicas, imprimindo documentos com informação incompleta.
No distrito de Morrumbene, nos postos Chissicuane e Chissir, o recenseamento foi interrompido nos dias 19 e 20 de Abril devido a avaria dos Mobiles ID. O problema foi comunicado ao STAE distrital, que mandou técnicos informáticos para o local mas o problema ainda não tinha sido resolvido até às 10h00 de domingo, dia 21.
No distrito de Panda, posto da EPC Inhassune, o recenseamento é interrompido constantemente devido a avaria do Mobile ID.
No distrito de Homoine, no posto de recenseamento eleitoral número 69, instalado na EP2 de Bogucha, não havia recenseamento no sábado e domingo porque os Mobile ID não conservam carga. Um problema com as baterias. A supervisora do posto disse que o problema foi comunicado ao STAE distrital mas nada foi feito a respeito até aquele dia.
No distrito de Massinga, posto da EPC de Queme não houve recenseamento no Domingo porque os Mobiles ID pararam de conservar a carga nas baterias. As máquinas foram transportadas à sede distrital do STAE para serem reparadas e devolvidas com carga ao posto.
No distrito de Chibuto, posto da EPC Bucuxa, o recenseamento foi interrompido no sábado devido a avaria do Mobile ID.
No distrito de Limpopo, posto da aldeia comunal Vuto, bairro 4, o recenseamento foi interrompido no sábado devido a avaria de Mobile ID.
No Distrito de Mogovolas, no posto de recenseamento da EP1 de Muettha, o recenseamento esteve interrompido desde o segundo dia (dia 16 de Abril) por avaria de Mobile ID. Chande Tiar, supervisor do posto, disse que o caso foi notificado ao STAE distrital e só ontem (21.04.19) os técnicos do STAE fizeram-se ao local para reparação.
No distrito de Nacala Porto, no posto nº 322 na EPC de Metacusa não há recenseamento desde sábado porque a impressora avariou.
No distrito de Mecula, estão a funcionar apenas 10 dos 14 postos instalados, disse hoje o director distritaldo STAE. Não há recenseamento nos postos de Chamba, Matondovela, Gomba e Naulana, devido a avaria de equipamentos.