A liderança da Renamo instruiu, ontem (16 de Outubro), seus delegados de candidatura e vogais nas comissões distritais de eleições a boicotar as sessões de apuramento intermédio de votos. Hoje a instrução foi revertida. Este recuo baralhou os representantes da Renamo nos órgãos eleitorais resultando que nalguns distritos a Renamo participou do apuramento e outros, não.
No distrito de Morrumbala (Zambézia), os delegados da Renamo e do MDM abandonam a sessão de apuramento de votos na Comissão Distrital de Eleições local, alegadamente por não reconhecer os resultados a serem processados, reportam os nossos correspondentes. O delegado da Renamo em Morrumbala, Neves de Brito, confirmou o boicote ao Boletim.
“Abandonamos o processamento de dados porque desconhecemos os resultados! Que fiquem entre eles da Frelimo”, disse de Brito.
No distrito de Namarrói (Zambézia), o apuramento distrital estava a acontecer sem a presença do delegado da Renamo, reportam os nossos correspondentes. O delegado da Renamo disse ter recebido ordens superiores para não participar do apuramento. O delegado do MDM, por sua vez, participa da contagem, mas disse que não ira assinar a Acta.
Em Milange (Zambézia) nenhum membro da Renamo esteve presente no apuramento distrital que teve lugar no STAE. O processo decorreu com os restantes membros da Comissão Distrital de Eleições (CDE) e STAE e observadores internacionais da União Europeia e um jornalista nacional.
Em Maputo Cidade, membros da Renamo não participaram do apuramento distrital nos distritos municipais de Ka Maxakene, Ka Mpfumo, Ka Hlamankulo, Ka Mavota, Ka Mubucuane, KaTembe e KaNyaka. O mesmo verificou-se no distrito de Morrumbene, Inhambane.
No distrito de Vandúzi (Manica), os vogais da Renamo e MDM não se fizeram presentes no apuramento distrital.
No distrito de Nacala-à-Velha (Nampula), nenhum membro da Renamo participou do apuramento distrital. O AMUSI também boicotou o apuramento, reportam os nossos correspondentes.
No distrito de Moatize (Tete), nenhum membro da Renamo se encontrava durante o apuramento distrital que decorreu na Escola Secundária Heróis Moçambicanos. O apuramento havia sido marcado para as 15 na CDE, mas o processo iniciou por volta das 13h na referida escola. Uma observadora da União Europeia encontra-se no local, reportam os nossos correspondentes.
Recuo do boicote
A Renamo recuou da instrução de boicote e foi a tempo de participar em algumas sessões de apuramento intermédio.
No distrito de Búzi, a Renamo acabou recuando da sua decisão e reorientou os seus vogais das Comissões Distritais de Eleições e os Técnicos do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral para acompanhar o processo de apuramento Distrital
No distrito de Manica, membros da Renamo não pretendiam participar do apuramento agendado para 9h. Entretanto, uma hora depois acabaram chegando. Os membros do MDM não estavam presentes. No Distrito de Sussundenga, todos os partidos estiveram presentes no processo de apuramento parcial de resultados.
Na cidade da Beira, todos os delegados da Renamo e MDM, incluindo vogais do STAE, participaram do apuramento distrital. O mesmo verificou-se no distrito de Panda, Inhambane e na cidade Matola, Maputo.
No distrito de Dondo, a Renamo recuou da sua decisão e orientou os seus vogais para acompanharem o apuramento distrital.