Chuvas e temperaturas baixas registaram-se neste Domingo, um pouco por todo o país, o que condicionou o registo de eleitores em alguns postos. Em muitos destes, o recenseamento não aconteceu devido à ausência de eleitores, em outros, na sua maioria dependentes de painéis solares, não houve registo de eleitores porque os painéis não transmitiam energia suficiente para os Mobiles ID.
Na Zambézia, o posto de Nangoma, no distrito de Molumbo, não abriu porque os painéis não conseguiam fornecer a quantidade de energia necessária para o carregamento do Mobile ID. Ainda em Molumbo, os eleitores do posto de Chengessa não foram registar-se por causa da chuva. Em Lugela, o posto de Namagila não conseguiu registar eleitores porque os painéis não captavam a energia suficiente para carregar os mobiles devido as chuvas.
Em Tete, a chuva que se faz sentir na localidade de Zobué, distrito de Moatize, condicionou, na manhã de Domingo, o registo de eleitores no posto da EPC de Mussacama. Com a chuva, os painéis não forneciam energia aos Mobiles ID.
Em Manica, nenhum eleitor havia sido registado até às 10h no posto da EPC Nhamacoa Rica, devido a falta de carga nos painéis causada pela temperatura baixa.