A Frelimo ainda não tem evidências claras sobre o incidente ocorrido na tarde desta quarta-feira na cidade de Nampula e que resultou na morte de aproximadamente uma dezena de pessoas e vários feridos. A tragédia ocorreu no fim de um comício popular dirigido por Filipe Nyusi, candidato do partido às eleições presidenciais. Entretanto, um dia depois (12 de Setembro), o comandante provincial da PRM, Joaquim Sívio, foi demitido e, neste momento, uma (Comissão de Inquérito) está a levar a cabo uma investigação e dentro de 15 dias poderá emitir um relatório detalhado sobre as causas da tragédia informou Moisés Gueves, Director de Inspecção do Comando-Geral da Polícia.
“Este incidente culminou com 10 óbitos, dos quais 6 do sexo feminino e quatro masculinos”, disse em conferência de imprensa o primeiro secretário da Frelimo em Nampula, Agostinho Trinta. Segundo Trinta, a Frelimo aguarda com serenidade o pronunciamento das autoridades policiais.
Segundo reportou o jornal Ikweli, às 17h, as mortes terão sido causadas pela queda de uma bancada no Estádio 25 de Junho, onde decorreu o comício de Filipe Nyusi. “Parte de uma bancada, concretamente a localizada na parte directa do portão principal do estádio cedeu e, com efeito, os espectadores ficaram em pânico, o que resultou na procura, em debandada, de uma saída” lê-se no jornal Ikweli, um periódico local.
Até o momento o número de mortes não está confirmado. Entretanto, fontes ouvidas pelo Boletim alegam que o número de óbitos em conexão com o incidente subiu. “Hoje o número de mortes subiu, porém, esta informação está trancada à sete chaves”, revelou uma fonte ao Boletim. Na manhã de hoje, a TVI, órgão de informação internacional, falou de 16 mortes resultantes do acidente.
Não obstante o ocorrido, o candidato da Frelimo às eleições presidenciais, Filipe Nyusi, continuou com a sua campanha pela província, tendo visitado, na manhã de hoje, os distritos de Mogovolas e Mossuril onde dirigiu comícios com membros e simpatizantes, apurou o Boletim.
Como resultado da tragédia, 85 pessoas ficaram feridas, 11 das quais ainda se mantém hospitalizadas e as restantes já tiveram alta. Esta confirmação foi feita através de uma conferência de imprensa realizada ontem às 23h pelo Comité Provincial da Frelimo e transmitida em directo pela TVM.
O incidente reportado ontem pelo Boletim, aconteceu no recinto desportivo quando membros e apoiantes da Frelimo pretendiam retirar-se do comício orientado por Filipe Nyusi, candidato às eleições presidenciais de 15 de Outubro.