As listas das mesas de voto para as Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais de Outubro próximo mostram que o número de mesas de voto em Gaza aumentou 81% desde 2014. Muito mais do que o aumento da população nos últimos cinco anos. Os dados foram divulgados na semana passada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e estão disponíveis em: https://cipeleicoes.org/documentos/
Seis províncias tiveram um aumento de mesas de voto de 15 a 20%, de acordo com o aumento da população observado no Censo Geral da População e Habitação (CGPH) de 2017. A província de Maputo apresenta um aumento de 34% de acordo com o CGPH de 2017, reflectindo a grande migração para Matola.
A cidade de Maputo apresenta uma queda de 1%, igualmente de acordo com o CGPH de 2017. Apenas Gaza apresenta um aumento enorme e impossível no número de mesas de voto, não estando de acordo com o CGPH da população.
A análise foi feita pelo estatístico Wim Neeleman e mostra que mais de 10.000 eleitores foram removidos do registo na Zambézia e outros 2.000 foram adicionados ao já inflacionado índice de Gaza. (Veja a tabela completa abaixo).
Veja o gráfico e a tabela sobre o aumento de mesas de voto em Gaza aqui